Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ( SEA14962 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Identificar fundamentos históricos, políticos e filosóficos subjacentes ao currículo na educação infantil; •          Analisar diferentes modelos curriculares para a educação da infância; •          Analisar os principais documentos oficiais produzidos pelo Ministério da Educação que apresentam orientações curriculares para a educação infantil; •          Identificar as contribuições de propostas e/ou orientações curriculares de diferentes municípios para a organização dos tempos e dos espaços nas instituições de educação infantil; •          Conhecer os principais componentes de um projeto político-pedagógico para a educação infantil; •          Refletir sobre os principais desafios colocados ao professor e ao gestor no que se refere ao trabalho pedagógico na educação infantil.

Ementa
EMENTA:Fundamentos do currículo e a educação infantil. Modelos curriculares para a infância. Referências curriculares governamentais para a Educação Infantil. Acompanhamento e análise crítica de currículos.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Básica. Resolução nº 5, de 17/12/2009 - Diretrizes Curriculares Nacionais           para    a Educação Infantil. Disponível   em: <http://www.cesarcallegari.com.br/files/legislacoes/CEB05-2009.pdf. Acesso em 25 nov. 2012; _____ . Base Nacional Curricular Comum: Educação Infantil – 2ª versão. Disponível em<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf>.Acesso em24 jan. 2017; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J., Modelos curriculares para a infância: construindo uma práxis de participação. Porto: Porto Editora, 2013.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BARBOSA, M. C. S. Projeto político-pedagógico para a educação infantil. In: REDIN, E, et al. (Org.). Infâncias: cidades e escolas amigas da criança. Porto alegre: Mediação, 2007; KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares de educação infantil: para retomar o debate.  In:  REUNIÃO  ANUAL  DA  ASSOCIAÇÃO  NACIONAL  DE  PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA   EM   EDUCAÇÃO,   24,   2004,   Caxambu.   Anais.   Caxambu: ANPED, 2004. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/24/T0752393686166.doc.; MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e no ensino fundamental. Campinas; SP: Autores Associados, 2011; OLIVEIRA, Z. M. O currículo na educação infantil: o que propõem as novas diretrizes Nacionais? Consulta Pública sobre Orientações Curriculares Nacionais da Educação          Infantil. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php? Itemid= 1096&id= 15860 & option= com_content&view=artic l e> . Acesso em 30/01/2017; OSTETTO, L. E. (Org.) Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas; SP: Papirus. 2007.
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