Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
LINGUAGEM III ( SEA14960 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Conhecer e discutir as contribuições dos estudos linguísticos e dos estudos discursivos para o ensino da Língua Portuguesa; •          Discutir os aspectos que caracterizam das modalidades oral e escrita; •          Compreender e problematizar as diferentes perspectivas de linguagem e concepções subjacentes: língua, texto, discurso, gramática, sujeito e oralidade; •          Analisar as implicações das contribuições dos estudos linguísticos e discursivos e das concepções de linguagem para o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica; •          Compreender o processo de produção de sentido na interação linguística, considerando o aspecto dialógico da língua.

Ementa
EMENTA:Contribuições dos estudos linguísticos e discursivos para o ensino da língua portuguesa nas modalidades oral e escrita. Concepções de linguagem, de língua, de texto, de discurso, de gramática, de sujeito, de oralidade. Implicações dessas contribuições e concepções para o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011;  KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: CONTEXTO, 2006; VAL, M. da G. C.; VIEIRA, M. L. Língua, texto e interação: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília :1997; KOCH, I. V. O Texto e A Construção do Sentido. Campinas, SP: Contexto, 1997; KOCH, I. V; ELIAS, V. M. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009; MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: exercícios de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001; SUASSUNA, L. O ensino de língua portuguesa: uma abordagem pragmática. Campinas, São Paulo:  Editora Papirus,  1995. 
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