Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
INFÂNCIA E EDUCAÇÃO ( SEA14959 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL: ·         Compreender a evolução histórica da construção social do conceito de criança e sua influência na educação das crianças; ·         Identificar as diferentes manifestações das culturas infantis nos contextos formais e não formais de educação; ·         Conhecer as iniciativas públicas e privadas que demarcam o processo de institucionalização das crianças no Brasil; ·         Analisar criticamente as principais correntes teóricas subjacentes à educação com crianças pequenas; Problematizar as políticas e as práticas pedagógicas que atravessam o cotidiano da educação infantil na contemporaneidade. 

Ementa
EMENTA: A infância como categoria social. O processo de institucionalização das crianças no Brasil. A emergência dos direitos das crianças na contemporaneidade.  A (in)visibilidade das culturas infantis no contexto formal, não-formal e informal de educação. Educação Infantil no contexto das políticas públicas e suas diferentes infâncias. A infância na Educação infantil e suas implicações no projeto político-pedagógico: uma análise do campo e de campo.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ARAÚJO, V. C. de. Infância e educação inclusiva. In: Perspectiva. Florianópolis, v. 23, n. 01, jan./jul. 2005 p. 65-77; _______ .  Ética e estética: tecendo um olhar a partir da criança. Caderno de Pesquisa em Educação /PPGE/UFES. Vitória, PPGE, 1995; _______ . Mistificação da infância: imagem do passado no presente. In: ARAÚJO, V. C. de. Criança: do reino da necessidade ao reino da liberdade. Vitória: EDUFES, 1996. p. 45-74; SOUZA, S. J. e. Re-significando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. In: KRAMER et al. (Org.) Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 1996.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro, Guanabara, 1978; BARBOSA, Maria Carmen S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 35-46; BORBA, Â. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 13-23; CORSINO, P. (Org.). Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas/SP: Autores Associados, 2009; DIAS, K. S. Formação estética: em busca do olhar sensível. In: KRAMER, S. et al. (Org.). Infância e educação infantil. Campinas: Papirus, 1999. p. 175-201; FARIA, S. C. História e políticas de educação infantil. In: KRAMER, S. et al (Orgs.). Educação Infantil em curso. Rio de Janeiro: Ravil, 1997. p. 9-36; SARMENTO, M. J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELOS, Vera M.; SARMENTO, Manuel Jacinto (orgs). Infância (In) Visível. Araraquara. Junqueria e Marin, 2007. p. 25 – 49.
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