Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
LINGUAGEM II ( SEA14958 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Dimensionar conceitualmente a arte e seu ensino; ·         Discutir conceitos e práticas da expressão gráfica, gestual e sonora na formação da criança; ·         Identificar nas produções infantis particularidades expressivas a partir do contexto sócio-cultural das crianças; ·         Discutir metodologias e práticas do ensino da arte.

Ementa
EMENTA: Pressupostos epistemológicos e metodológicos das artes. O ensino das artes: as múltiplas linguagens e seus processos de leitura e produção. A criança e seu desenho.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BARBOSA, A. M. T. B. (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo Cortez, 2005; COLA, C. P. Didática do ensino da arte. Vitória, ES: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2010; LOWENFELD, V. A criança e sua arte. 2. ed. São Paulo, SP: Mestre Jou, 1977. 

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BARBOSA, A. M. T. B.; CUNHA, F. P. (Org.). A Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. 1 .ed. São Paulo: Cortez, 2010; BUORO, A. B. Olhos que pintam: A leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Educ/Fapesp/Cortez, 2002; FERRAZ, M.H e FUSARI, M. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993; HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998; PILLAR, A. (org.). A educação do olhar. Porto Alegre: Mediação, 1999.
Carregando...