Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PESQUISA, EXTENSÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA II ( SEA14957 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
7

Objetivos
OBJETIVOS: •          Apresentar inicialmente a disciplina, seu conteúdo, foco, formas de avaliação e importância; •          Retomar conteúdos aplicados em disciplinas anteriores; •          Rever o conceito de conhecimento científico e conhecimento do senso comum; •          Realizar leitura e discutir, nos fóruns e nos encontros presenciais, com os tutores e demais colegas o texto introdutório da disciplina, buscando compreender a relação de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; •          Iniciar o processo de elaboração de um projeto de pesquisa; •          Treinar a técnica de observação para poder utiliza-la como ferramenta para a prática docente; •          Conhecer, treinar, aperfeiçoar e vivenciar o processo de revisão de literatura; •          Exercitar a elaboração de objetivos identificando a importância de estabelecer objetivos factíveis na elaboração de pesquisas; •          Fortalecer a importância do conhecimento científico e da divulgação científica; •          Estimular e Potencializar os alunos para realização de pesquisa como ferramenta para as atividades de extensão e intervenção junto à pessoa humana em diferentes etapas do desenvolvimento; •          Refletir sobre a elaboração de um projeto de pesquisa, iniciar o pensamento sobre a construção e/ou aproveitamento de instrumento de coleta. Os alunos deverão refletir sobre a utilização de conhecimento científico na prática docente. 

Ementa
EMENTA:Instituir possibilidades de conhecer os sujeitos escolares: crianças, jovens e adultos, tomando como eixo condutor as práticas de pesquisa educacional, tendo em vista o desenvolvimento de saberes/fazeres que constituem os processos de subjetivação. Compreensão das diversas formas histórico-culturais pelas quais os diversos tempos de vida são significados em seus aspectos cognitivo, social, psíquico, emocional, afetivo e físico, possibilitando lidar com a diversidade dos alunos e trabalhar na perspectiva da escola inclusiva.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber Livros, 2007; GIL, A. C. Métodos e Técnicas da Pesquisa social, São Paulo, Atlas, 2008; MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2  ed.  Rio de Janeiro, Lamparina,  2008.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um olhar sobre a diferença: Interação, trabalho e cidadania. Campinas: Papirus, 1998; MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): Construindo caminhos. Revista brasileira de educação. Mai/Jun/Jul/ Ago, 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf>. Acesso em: 08 abr., 2019; PINTO, S. da S. Práticas pedagógicas e o sujeito com autismo: um estudo de caso fenomenológico no ensino comum. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito     Santo, Vitória, 2013. Disponível em:<http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese 6883_Disserta%E7%E3o%20Sulamyta%20PPGE.pdf>.Acesso em: 08 abr. 2019; RODRIGUES, S. R. Corpo deficiente e individuação: um olhar sobre as pessoas com deficiência física adquirida a partir da psicoterapia breve de orientação junguiana. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2009. Disponível em:< http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-11122009-155557/pt-br.php>.Acesso em: 08 abr., 2019.; SANTOS, B. de S. Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. Rio  de  Janeiro:  Graal,  1989.    
Carregando...