Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ( SEA14956 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Definir o que vem a ser currículo escolar; •          Esclarecer as dimensões históricas, sociológicas e políticas do currículo escolar; •          Delimitar as principais teorias do currículo e suas implicações históricas e políticas na educação; •          Discutir temas emergentes da educação e o processo de construção do currículo escolar: o respeito à diversidade, a questão da sexualidade e o cotidiano escolar, o uso de mídias na educação, o respeito à identidade étinico racial; •          Compreender as principais características da Libras; •          Reconhecer diferentes identidades presentes na comunidade surda. •          Avaliar a compreensão dos conteúdos estudados; •          Refletir sobre o que vem a ser avaliação escolar e suas implicações no processo ensino e aprendizagem; •          Refletir sobre as contribuições de Lev Vygotsky para o desenvolvimento do educando.

Ementa
EMENTA: A constituição histórica do campo do currículo: fundamentos e perspectivas. As concepções contemporâneas de currículo. Pesquisa em currículo no Brasil. As atuais políticas curriculares oficiais para a educação básica. Acompanhamento e análise do currículo da/na Educação Básica: infâncias, prática discursiva, cotidiano e cultura escolar, identidade, diferença e diversidade. Currículo e formação para a docência. 

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALVES, Nilda. O espaço escolar e suas marcas: o espaço como dimensão material do currículo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. ALVES, Nilda. (Org.). Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2004.  AMORIM, Antônio Carlos Rodrigues. (Org.). Passagens entre o moderno e o pós moderno: ênfases e aspectos metodológicos das pesquisas sobre currículo. Campinas: FE/UNICAMP, 2007.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB: 2013. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular- 2a versão revista. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov. br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em: 12 set. 2016. CARVALHO, Janete Magalhães. (Org.). Movimentos curriculares: um estudo de casos sobre políticas de currículo em ação. Vitória: EDUFES, 2014. FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (Org.). Currículos: pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alii, 2013. GOODSON, Ivon F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.  LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Org.). Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2012. SACRISTÁN, Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ARTMED, 2000.  SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias docurrículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 
Carregando...