Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tecnologia da Informação e do Conhecimento e Metodologia EAD ( SEA14947 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
• Discutir a relação existente entre Tecnologia, Educação e Sociedade; • Refletir sobre o papel das diversas tecnologias educacionais no processo educativo; • Reconhecer e avaliar os diversos usos das tecnologias de informação e comunicação (TDCI ) na educação; • Identificar as diversas aplicações pedagógicas das TDCI, contextualizando sua aplicação no cotidiano da prática educativa; • Desenvolver a autonomia e a habilidade de trabalho em equipe, dando ênfase à diversidade comunicacional proporcionada pelos usos das TDCI na educação.

Ementa
Tecnologias: os recursos de ensino e a tecnologia educacional. O processo de comunicação e de ensino e aprendizagem. A comunicação audiovisual. Seleção, produção e utilização de recursos audiovisuais no ensino. Análise e utilização de softwares educativos. Uso das tecnologias da informação e da comunicação como apoio educacional na educação a distância.

Bibliografia
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1998; KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012; SILVA, M. Sala de aula interativa. 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

Bibliografia Complementar
BELLONI, M. L. O que é mídia- educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001; BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2009; FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. -. São Paulo: Paz e Terra, 2002; KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012; LEVY, P. Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Ed. 34, 1998. BELLONI, M. L. O que é mídia- educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001; BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2009; FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. -. São Paulo: Paz e Terra, 2002; KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012; LEVY, P. Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Ed. 34, 1998.
Carregando...