Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ( SEA14944 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos estudantes diálogos sobre o que significa abordar os temas e problemas educacionais do ponto de vista filosófico, possibilitando-lhes a construção de instrumentos conceituais provenientes de diversas matrizes teórico-filosóficas para ler, interpretar e atuar na realidade educacional.

Ementa
EMENTA: O que é Filosofia. A Filosofia da Educação. A abordagem filosófica de problemas educacionais.  A Filosofia da Educação Tradicional. A Filosofia da Educação Humanista. A Filosofia da Educação Tecnicista e Neotecnicista;  A Filosofia da Educação Crítica; A Filosofia da Educação Pós-Crítica. Filosofia da Educação no Brasil.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CURY, C. R. J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002; MENDES, D. T. et al. Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1999; SEVERINO, A. J. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: E.P.U, 1986.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 10. ed. -. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981; ROUSSEAU, J. J. Emílio, ou da educação. Trad. de Roberto Leal Ferreira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004; MARTINS, M. F.; PEREIRA, A. dos R. (Orgs.). Filosofia e educação: ensaios sobre autores clássicos. São Carlos: EdUFSCar, 2014; SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012; ______ . História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
Carregando...