Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA DIFERENÇA ( EAD14955 )
Unidade:
Núcleo de Educação Aberta e a Distancia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Analisar a concepção de diversidade;Realizar diálogos e fóruns de discussões sobre relações étnico-raciais, identidade de gênero, sexualidade e orientação sexual;Discutir à luz das políticas educacionais as implicações para a escola tendo em vista o respeito aos direitos da pessoa com deficiência.

Ementa
Diferentes abordagens sobre Educação e diversidade. Perspectivas histórico-culturais e psicossociais. Legislação e políticas públicas em educação especial no Brasil e no  Espírito Santo; os sujeitos da educação. O cotidiano educacional, o contexto escolar, a diversidade e a escola inclusiva.

Bibliografia
AMARAL, Lígia Assumpção. Conhecendo a deficiência em companhia de Hércules. São Paulo: Robe editorial, 1995.   AMBROSETTI, Neusa Banhara. O eu e o nós: trabalhando com a diversidade em sala de aula. In: ANDRÉ, Marly(org) A pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.   ANDRÉ, Marly. A pedagogia das diferenças. In: ANDRÉ, Marly(org). A pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999   BIANCHETTI, Lucídio. Aspectos históricos da apreensão e educação dos considerados deficientes. In: BIANCHETTI, Lucídio Freire Ida Marta(Orgs). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. São Paulo: Papirus, 1998.   BRASIL.Declaração de Salamanca.Disponíve em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em 21 fev. 2012.   FRANCA RIBEIRO, Hugues Costa de. Sexualidade e os portadores de deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial[on line]. 2001, vol.07, n.02.   GOMES, Vitor. MAFEZONI, Andressa. A Sexualidade da pessoa com necessidade especial: sentidos e significados a partir do filme gaby, uma história verdadeira. In:  II Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2012, Vitória-ES.   FERREIRA, Júlio Romero. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. Cadernos CEDES 46. Campinas: Unicamp, 1998.   GÓES, Marília Cecília Rafael. Desafios da inclusão de alunos especiais: a escolarização do aprendiz e sua constituição como pessoa.In: GÓES, Marília Cecília Rafael. Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Autores associados, 2007.   LUNARDI, Márcia Lise. Pedagogia da diversidade: normalizar o outro e familiarizar o estranho. In: 27ª Reunião Anual da ANPEd: Sociedade, Democracia e Educação: GT: Educação Especial. (CDRoom) Caxambu: 21 a 24 de novembro de 2004.   MAIA, Ana Claudia Bortolozzi. Reflexões sobre a educação sexual da pessoa com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial[on line]. 2001, vol.07, n.02.   OLIVEIRA, Ivone Martins. A constituição da subjetividade de pessoas com deficiência: contribuições do estudo de Norbert Elias. In Conhecimento e Margens: ação pedagógica e pesquisa em educação especial.   BAPTISTA, Claudio Roberto. JESUS, Denise Meyrelles(orgs). Porto Alegre: mediação, 2009.   PLETSCH, Márcia. Educação especial e educação inclusiva: embates teóricos e a realidade brasileira. In: Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. Rio de Janeiro: Nau Edur, 2010.   PLETSCH, Márcia. A proposta da educação inclusiva como parte da política de universalização da educação básica. In: Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. Rio de Janeiro: Nau Edur, 2010.   GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Diretrizes da educação especial na educação básica e profissional para a rede estadual de ensino. Disponível em: < http://www.educacao.es.gov.br/download/CartilhaDiretrizes2edicao2012.pdf>. Acesso em 26 nov. 2012.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Plano nacional de educação de 2011 a 2020. Disponível em:< http://www.camara.gov.br/sileg/integras/831421.pdf>. Acesso em: 08 de out. 2013. GOMES, Vitor. MAFEZONI, Andressa.. Educação e Inclusão. Vitória-ES: Ufes, Núcleo de educação aberta e a distância, 2012.   SIEMS, Maria Edith Romano. A formação de professores para a educação especial.  In: Educação especial em tempos de educação inclusiva: identidade docente em questão. São Carlos: Pedro & João editores, 2010.   SILVA, Maria Odete E. Crianças e jovens com necessidades educativas especiais: da assistência à integração e inclusão no sistema regular de ensino. In: BAUMEL,  Roseli C. R. de C., SEMEGHINI, Idméa (orgs). Integrar/Incluir: desafio para a escola atual. São Paulo: FEUSP,1998.   WANDERLEY, Fabiana. Normalidade e patologia em educação especial. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v19n2/02.pdf. Acesso em 21 fev. 2012.
Carregando...