Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática e Pesquisa em Ensino de Teoria e Metodologia da História ( EAD14630 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
1) Desenvolver prática/pesquisa do ensino-aprendizagem e da extensão em espaços como: secretarias de educação, sindicatos, "agências educacionais não escolares", comunidades e laboratórios de ensino; 2) Elaborar e aplicar instrumentos de avaliação diagnóstica, planejamento e desenvolvimento de aulas, elaboração e aplicação de instrumentos de avaliação de aprendizagem, desenvolvimento, aplicação e avaliação de jogos, CD’s e outros materiais curriculares (didáticos, paradidáticos), planejamento curricular – incluindo planejamento de ensino por projetos, planejamento de ensino – de unidades e aulas e, da mesma forma, elaboração de produtos a partir de atividades de extensão.

Ementa
Articulação de conhecimentos teóricos e práticas com vistas à formação do professor da educação básica. Desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem nas habilidades de produção, crítica e transmissão do conhecimento em metodologias e teorias da história. Análise e/ou elaboração de materiais didáticos que expressem o ensino-aprendizagem nestas vertentes do conhecimento histórico. Desenvolvimento de práticas de extensão entendidas como processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável para viabilizar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

Bibliografia
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História : conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História : fundamentos e métodos. 2. ed. São  Paulo: Cortez, 2008. CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Novos domínios da História . Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Bibliografia Complementar
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (orgs.). Cultura política e leituras do passado : historiografia e ensino de história . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. CERRI, Luís Fernando. Ensino de história e consciência histórica : implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. ESTUDOS HISTÓRICOS. Dossiê: Ensino de História e Historiografia. Rio de Janeiro: FGV, n. 41,  2008. FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. O livro didático de história no Brasil : a versão fabricada.  São Paulo: Global Ed, 1982. KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula : conceitos, práticas e propostas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
Carregando...