Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática e Pesquisa em Ensino de História do Brasil e do Espírito Santo ( EAD14623 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
1) Desenvolver prática/pesquisa do ensino-aprendizagem e da extensão em espaços como: secretarias de educação, sindicatos, "agências educacionais não escolares", comunidades e laboratórios de ensino; 2) Elaborar e aplicar instrumentos de avaliação diagnóstica, planejamento e desenvolvimento de aulas, elaboração e aplicação de instrumentos de avaliação de aprendizagem, desenvolvimento, aplicação e avaliação de jogos, CD’s e outros materiais curriculares (didáticos, paradidáticos), planejamento curricular – incluindo planejamento de ensino por projetos, planejamento de ensino – de unidades e aulas e, da mesma forma, elaboração de produtos a partir de atividades de extensão.

Ementa
Articulação de conhecimentos teóricos e práticas com vistas à formação do professor da educação básica. Desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem nas habilidades de produção, crítica e transmissão do conhecimento histórico no contexto dos períodos e dos temas da História do Brasil e Espírito Santo. Análise e/ou elaboração de materiais didáticos que expressem o ensino-aprendizagem nestes períodos históricos. Desenvolvimento de práticas de extensão entendidas como processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável para viabilizar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

Bibliografia
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História : conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. FONSECA, Thais Nivia de Lima E. História & Ensino de História. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Bibliografia Complementar
CERRI, Luís Fernando. Ensino de história e consciência histórica : implicações didáticas de uma  discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.  ESTUDOS HISTÓRICOS. Dossiê: Ensino de História e Historiografia. Rio de Janeiro: FGV, n.41,  2008. FERREIRA, R. Entre o sagrado e o profano : o lugar social do professor . 2. ed. Rio de Janeiro:  Quartet, 1999. KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula : conceitos, práticas e propostas. 3. ed. São  Paulo: Contexto, 2005. TEMPO. Dossiê Ensino de História. Rio de Janeiro: Departamento de História da UFF, n.21,  2006.
Carregando...