Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Sociologia da Educação ( EAD14619 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender os princípios das principais tradições teóricas da sociologia da educação; Elaborar leituras mais criteriosas de obras clássicas e contemporâneas das ciências sociais que se dedicaram ao estudo da educação e da escola como instituições sociais; Identificar os principais teóricos que se dedicaram ao entendimento da educação no contexto social brasileiro desde a década de 30, suas principais ideias e desafios teórico-metodológicos.

Ementa
A abordagem sociológica no estudo dos problemas educacionais. Estudo analítico das principais correntes do pensamento sociológico-educacional. A sociologia da educação no Brasil. Os desafios à educação impostos pela contemporaneidade.

Bibliografia
Boto, C. Na Revolução Francesa, os princípios democráticos da escola pública, laica e gratuita : o relatório de Condorcet, Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 84, p. 735-762, 2003. Adorno, T. W. Educação e emancipação . São Paulo, Paz e Terra. Capítulo 9, p. 169-186. Durkheim, E. Educação e sociologia. In Fillo, J. Emile Durkheim (Coleção Educadores). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. p. 39-66.

Bibliografia Complementar
BOURDIEU, P. A escola conservadora : as desigualdades frente à escola e à cultura. In Bourdieu, P. Escritos de Educação. Petropolis, RJ: Vozes, 2007. p. 39-64. CANDAU, V. M. F. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos . Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, jul.-set. 2012. DEWEY, D. A concepção democrática da educação. In Westbrook, R. B; Teixeira, A. John Dewey (Coleção Educadores). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. p. 85- 109. DINIZ, N. F. Educação, relações de gênero e diversidade sexual . Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 477-492, maio/ago. 2008. FREIRE, P. Justificativa da pedagogia do oprimido. In. Freire, P. A pedagogia do oprimido. São Paulo, Paz e Terra, 1987. p. 16-32.
Carregando...