Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Patologia e Terapia das Edificações ( PCIV7115 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
ntrodução à Patologia das Edificações Legislação pertinente e responsabilidade pela solidez e segurança da obra. Código Civil brasileiro. Normalização. Normas de desempenho. Desempenho das edificações. Origem dos danos. Influência do projeto na construção. Erros na fase de projeto. Subsídios para o planejamento e execução. Compatibilização de projetos. Erros na fase de construção. Falta de manutenção da estrutura. Ações imprevisíveis. Fatores de danos em edificações. Causas de manifestações patológicas em prédios. Fissuras e trincas. Fissuras causadas por movimentações térmicas, movimentações higroscópicas, atuação de sobrecargas, deformabilidade excessiva da estrutura. Trincas devido à atuação de sobrecargas em alvenarias. Trincas devido aos recalques de fundações. Problemas envolvendo rebaixamento do lençol freático. Patologias das estruturas de concreto. O material concreto. Estruturas de concreto: situação de projeto. Durabilidade das estruturas de concreto. Vida útil. Modelos de vida útil. Desempenho. Causas da deterioração das estruturas. Mecanismos de envelhecimento e deterioração. Lixiviação. Expansão por ação de águas e solos contaminados. Reações deletérias dos materiais constituintes do concreto. Reação álcali- agregado. Reação álcali-sílica. Corrosão das armaduras das estruturas de concreto. Tipos de corrosão. Mecanismos de corrosão. Corrosão por íons cloreto. Corrosão por carbonatação. Prevenção contra corrosão das armaduras. Procedimentos para diagnóstico e recuperação de estruturas degradadas.

Ementa
Conceitos Básicos. Nomenclaturas. Normalização. Tipologias das construções. Origem dos danos na construção. Origem dos acidentes. Abordagem de um problema de patologia. Causas do aparecimento de manifestações patológicas em prédios (fissuras, trincas, movimentação da estrutura, umidade, efeito térmico, sobrecargas, corrosão, etc.). Patologia das estruturas de concreto. Mecanismos de degradação dos materiais. Ensaios para formular um diagnóstico. Metodologia para elaboração de um laudo técnico.

Bibliografia
COMITE EURO-INTERNATIONAL du BETON. Durable Concrete Structures. Design Guide. Lausanne, Thomas Telford, 1992. Durable Concrete Structures. CEB Design Guide. Lausanne, June 1989. (Bulletin Information, 182). HELENE, P.R.L. Contribuição ao Estudo da Corrosão em Armaduras de Concreto Armado. São Paulo, 1993. Tese (Livre Docência). Escola Politénica da Universidade de São Paulo. Manual para Reparo, Reforço e Proteção de Estruturas de Concreto. 2ed. São Paulo, PINI, 1992.

Bibliografia Complementar
Carregando...