Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Comportamento e Dimensionamento de Estruturas em Situação de Incêndio ( PCIV7100 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Introdução. Propriedades do Aço. Diagramas Tensão-Deformação dos Aços Estruturais a Altas Temperaturas. Ações e Segurança. Proteção das Estruturas de Aço. Método Simplificado de Dimensionamento de Elementos Estruturais de Aço.

Bibliografia
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, (1999), Dimensionamento de Estruturas de Aço de Edifícios em Situação de incêndio. NBR 14323. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, (2000), Exigências de Resistência ao Fogo de Elementos Construtivos de Edificações. NBR 14432. FAKURY, R.H., (2000), Dimensionamento de Estruturas de Aço de Edifícios em Situação de Incêndio, Departamento de Engenharia de Estruturas, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia/UFMG. SILVA, W.P., (2001), Estruturas de Aço em Situação de Incêndio, Zigurate Editora, São Paulo. RODRIGUES, F.C., (2000), Exigências de Resistência ao Fogo de Elementos Construtivos de Edificações, Departamento de Engenharia de Estruturas, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia/UFMG. RODRIGUES, F.C., (2000), Estruturas de Perfis Formados a Frio. Comportamento em Temperatura Ambiente e em Situação de Incêndio, Departamento de Engenharia de Estruturas, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia/UFMG. BUCHANAN, A.H., (2001), Structural Design for Fire Safety, John Wiley & Sons, Chichester.

Bibliografia Complementar
1 INTRODUÇÃO 2 PROPRIEDADES DO AÇO 2.1 Propriedades Mecânicas 2.2 Propriedades Térmicas 3 DIAGRAMAS TENSÃO-DEFORMAÇÃO DOS AÇOS ESTRUTURAIS A ALTAS TEMPERATURAS 3.1Diagramas Tensão-Deformação 3.2 Fluência 4 AÇÕES E SEGURANÇA 4.1Capacidade Estrutural e Resistência 4.2Combinação de Ações 4.3Coeficiente de Resistência do Fogo 5 PROTEÇÃO DAS ESTRUTURAS DE AÇO 5.1Generalidades 5.2Classificação dos Revestimentos Protetores 5.3Propriedades dos Revestimentos Protetores 6 MÉTODO SIMPLIFICADO DE DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE AÇO 6.1 Considerações Gerais 6.2 Barras Tracionadas 6.3 Barras Comprimidas 6.4 Barras Fletidas 6.5 Barras Sujeitas à Força Normal e Momento Fletor
Carregando...