Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
FUNDAMENTOS DO TIRO COM ARCO ( DES16753 )
Unidade:
Departamento de Desportos
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Geral Estimular as capacidades técnico-político-pedagógicas dos alunos do bacharelado, na perspectiva de formação profissional consciente, utilizando o exporte Tiro com Arco como instrumento de preparação para atuação na escola e em outros espaços da comunidade; compreender a importância de atitudes individuais e coletivas. 2. Específicos - favorecer a compreensão do processo histórico da evolução técnica e tática do Tiro com Arco; - estimular o processo ensino-aprendizagem dos fundamentos do Tiro com Arco com os alunos; - debater sobre a importância da socialização através do Tiro com Arco nos diferentes espaços; - possibilitar a prática de atividades lúdicas para a aprendizagem dos fundamentos do Tiro com Arco. - compreender o Tiro com Arco como instrumento de socialização em diferentes ambientes; características e valores educativos do exporte; - aplicar e discutir criticamente as regras oficiais do Tiro com Arco.

Ementa
Introdução ao estudo do Tiro com Arco e suas relações com a Educação Física. Estuda a sua história e sua relação com os grupos étnicos e classes sociais, bem como com a saúde, o lazer e a educação. Estudo e análise dos movimentos corporais e de seus fundamentos básicos. Relaciona a pesquisa, o trabalho de campo e a extensão, considerando-o como meio educativo dentro do processo educacional. 

Bibliografia
HIRAMA, Leopoldo Katsuki; MONTAGNER, Paulo Cesar. Algo para além de tirar as crianças da rua: a pedagogia do esporte em projetos socioeducativos. São Paulo: Phorte, 2012. 230 p. ISBN 9788576553465 (broch.)  WEINECK, Jürgen. Atividade física e esporte: para quê? 1. ed. Barueri, SP: Manole, 2003. 254 p. ISBN 9788520416891 (broch.). KUNZ, Elenor (Org.). Didática da educação física 1. 5. ed. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2013. 157 p. (Coleção educação física). ISBN 9788541900300 (broch.).  MAGILL, Richard A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgar Blucher, 2000. xi, 369 p. ISBN 9788521202639 (broch.).  GAYA, Adroaldo; LUCENA, Bugre Ubirajara Marimon de; REEBERG, Wilson. Bases e métodos do treinamento físico-desportivo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 1979.

Bibliografia Complementar
BORGES T., et al. Demandas fisiológicas do tiro com arco: efeito do nível de experiência. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2020, 22:e72276.  MACHADO N. J., et al. Coordenação no tiro com arco: diferenças entre o iniciante e o atleta de nível internacional. Arq Cien Esp 2017;5(1):13-15.  FEDERAÇÃO PAULISTA DE ARCO E FLECHA. Guia de referência para arqueiros de arco recurvo. São Paulo, 2002. Disponível em: Acesso em: 25 abr. 2017. (Tradução do original:  ELLIOT, Murray. Reference guide for recurve archers). FEDERAÇÃO PAULISTA DE ARCO E FLECHA. Guia de referência para arqueiros de arco recurvo. São Paulo, 2002. Disponível em: Acesso em: 25 abr. 2017. (Tradução do original: ELLIOT, Murray. Reference guide for recurve archers).  3. FEDERAÇÃO PAULISTA DE ARCO E FLECHA. Guia de referência para arqueiros de arco recurvo. São Paulo, 2002. Disponível em: .Ac. KIM, H.; KIM, S.; SO, W. The relative importance of performance factors in Korean archery. Journal of Strength and Conditioning Research. v. 29, n. 5, p. 1211-1219, 2015.  USA ARCHERY (editor). Archery: The ultimate resource for recurve and compound archers. Champaign: Human Kinetics, 2013. 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.