Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO DE ARTES VISUAIS II ( LCE14451 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
10
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
205
Número de Créditos:
9

Objetivos
• Propor a construção de projetos de pesquisa e atuação para o ensino de Artes Visuais em turmas de Ensino Médio, bem como os princípios teóricos e metodológicos que fundamentam a organização e o desenvolvimento das práticas educacionais em Arte. • Reconhecer as abordagens em ensino de Arte existentes no contexto educacional. • Discutir os Parâmetros Nacionais e Estaduais voltados para as aulas de Artes no Ensino Médio, bem como a Base Nacional Comum Curricular. • Elaborar projeto fundamentado na observação, determinando um eixo temático e elaborando os planos de trabalho. • Atuar nos espaços formais refletindo sobre o cotidiano escolar e considerando as vivências com o ensino de Arte, desenvolvendo o projeto de forma reflexiva. • Utilizar o espaço das aulas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado para reflexão dos processos desenvolvidos nas Escolas e em espaços extra escolares. • Conhecer os referenciais propositores da inserção da arte na educação não formal e familiarizarse com a realidade da educação extra escolar a fim de compreender as relações existentes entre a Arte como componente criativo, expressivo e simbólico do homem; • Refletir sobre o papel do estágio para o licenciado em Artes Visuais como mediador da arte na educação extra escolar em diferentes espaços e com diferentes finalidades tais como: institucionalizados, comunitários e os de saúde mental entre outros;• Planejar e desenvolver nos espaços de educação extra escolar propostas de inserção da arte considerando os pressupostos que a embasam numa relação teórico-prática. 

Ementa
Aspectos gerais da educação no Brasil com abordagem no ensino da arte no Ensino Médio. Metodologia no ensino da Arte no Ensino Médio. Pesquisa, planejamento e prática em escolas de Ensino Médio. Observação e intervenção com práticas educativas em Artes Visuais em contextos da Arte e da Cultura, da arte e da Saúde, da Arte e do meio ambiente, entre outras. Estágio supervisionado em espaços expositivos, comunitários e de saúde. Planejamento de visitas monitoradas em Artes Visuais. 

Bibliografia
BARBOSA, Ana Mae e COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009. PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2010. FRIGOTTO, Gaudêncio; FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta; RAMOS, Marise Nogueira (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.  

Bibliografia Complementar
BARBOSA Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (orgs.) Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez, 2010. LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001. OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1989. PILLAR, Analice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2009. CARVALHO, Lívia Marques. O ensino de artes em ONGS. São Paulo: Cortez, 2009. SOUSA, Elida Tessler; SLAVUTZKY, Abrão. A invenção da vida: arte e psicanálise. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001. 
Carregando...