Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa Empírica em Auditoria ( PCON1041 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
1. EMENTA Teoria da Agência e o Papel da Contabilidade. Regulação e Pesquisa empírica em Contabilidade. Normas Brasileiras e Internacionais de Auditoria. Qualidade da Auditoria. Panorama da Pesquisa empírica em Auditoria. 2. OBJETIVO O objetivo da disciplina é desenvolver nos estudantes a capacidade de compreender o conjunto geral das normas de auditoria e suas implicações no comportamento dos usuários (internos e externos) a partir das teorias econômicas que sustentam o debate sobre o tema. Além disso, buscará desenvolver habilidades de pesquisas empíricas no campo da auditoria visando a produção de pesquisas nesse campo. 3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO* Unidade 1 Teoria da Agência e o Papel da Auditoria 1.1. O surgimento das grandes corporações e suas implicações 1.2. Relação Contratual e Assimetria Informacional 1.3. Risco Moral e seleção adversa 1.4. Relevância da Informação Contábil e os problemas de agência 1.5. Demanda por auditorias em PME´s e Grandes Corporações Unidade 2 Teorias da Regulação e a Pesquisa empírica sobre Auditoria 2.1. Principais Teorias da Regulação 2.2. Implicações das Teorias da Regulação na Pesquisa Contábil 2.3. Regulação Contábil e o Papel da auditoria 2.4. Implicações da Regulação Contábil na Pesquisa sobre Contabilidade e Auditoria Unidade 3 Normas de Auditoria e Pesquisa empírica sobre auditoria: o que precisamos compreender? 3.1. Panorama das normas brasileiras e internacionais de auditoria 3.2. Alterações das Normas de Auditoria Pós-IFRS 3.3. Importância da Auditoria Externa para o Mercado de Capitais 3.4. Limitações da Auditoria Externa e suas implicações 3.5. Tendências de pesquisa sobre a auditoria no contexto nacional e estrangeiro * Os subtópicos e bibliografias específicas serão apresentados no plano de ensino e cronograma da disciplina. 4. METODOLOGIA O curso será através de seminários distribuídos aos grupos, preferencialmente de 4 alunos (dependerá do tamanho das turma). Os seminários ocorrerão em formato de apresentação-debate-questionamentos, logo, todos participarão indistintamente.

Bibliografia
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AGHION, P., & HOLDEN, R.. Incomplete Contracts and the Theory of the Firm: What Have We Learned over the Past 25 Years? The Journal of Economic Perspectives, 25(2), , 2011, 181-197. ARCHAMBAULT, J. J.; ARCHAMBAULT, M. The effect of regulation on statement disclosures in the 1915 moody´s manuals. Accounting Historians Journal, 32, n. 1, June 2005. 1-22 BALDWIN, R.; CAVE, M.; LODGE, M. Understanding Regulation. Second Edition. ed. [S.l.]: Oxford University Press, 2012. BEAVER, W. H. The information content of annual earnings announcements. Journal of Accounting Research, 1968. 67-92. BALL, R.; BROWN, P. An empirical evaluation of accounting numbers. Journal of Accounting Research, Chicago, Aug 1968. 159-178. BEAVER, W. H. Perspective on Recent capital Market Research. The Accounting Review, 77, n. 2, April 2002. 453-474. BERLE, A.; MEANS, G. The Modern Corporation and Private Property. New York: MacMillan Publishing Company, 1932. BRICKLEY, J. 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Bibliografia Complementar
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