Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos especiais em Linguagem III: Museus e Educação ( LCE17116 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
a) Discutir os conceitos de museu, musealização, museografia, musealidade, fato museal e patrimônio material e imaterial. b) Reconhecer os princípios da educação museal no Brasil. ] c) Refletir acerca das funções dos museus como espaço educativo, de pesquisa, de formação humana e sua relevância social.  d) Reconhecer os diferentes tipos de museus como potencializadores da experiência discursiva da sociedade e de interpretação do mundo material e imaterial.  e) Discutir aspectos relacionados à mediação educativa realizadas em espaços museais. f) Vivenciar experiências museais in loco e virtuais. g) Planejar situações pedagógicas de diálogo entre educação básica formal e espaços museais.   

Ementa
Fundamentos da Museologia. Museologia e patrimonialização.O museu como discurso e como espaço educativo. Ações educativas em diferentes tipos museus. Vivências em espaços museais. 

Bibliografia
GOB, André; DROUGUET, Noémie. A museologia: história, evolução e questões atuais. Rio de Janeiro: FGV, 2019.   MARANDINO, Martha (org.) Educação em museus: mediação em foco. São Paulo: FEUSP, 2008.   MCMANUS, Paulette Marion; MARANDINO, Martha; MONACO, Luciana Magalhães. Educação em museus: pesquisas e prática. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2013. DOI: Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/243 . Acesso em 3 maio. 2024. 

Bibliografia Complementar
BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora Unesp, 2009. Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus. Acesso em: 03 maio 2024., 2013.   MARANDINO, M. . Estudando a dimensão epistemológica da pedagogia museal. In: IX Congreso Internacional sobre Investigación em Didáctica de las Ciencias, 2013, Girona. Número Extraordinário da Revista Ensenanza de La Ciencia. Barcelona: Universitat Autónoma de Barcelona, 2013. p. 2109-2113.  MARANDINO, Martha et al. A Educação em museus e os materiais educativos. . Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/9788560944675 Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/233 . Acesso em 3 maio. 2024.   MASSARANI, Luisa (org.) Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de Ciência. / Organizado por Luisa Massarani, Matteo Merzagora, Paola Rodari. – Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007.   MARTINS, Luciana Conrado. A constituição da educação em museus: o funcionamento do dispositivo pedagógico museal por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. doi:10.11606/T.48.2011.tde-04072011-151245. Acesso em: 2023-12-20. 
Carregando...