Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA ( TEP13376 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Conhecer os postulados das principais correntes de avaliação educacional; • compreender a avaliação como parte constitutiva do processo educacional; • Conhecer e analisar práticas, instrumentos e processos avaliatórios desenvolvidos em unidades educacionais; • Desenvolver prática de construção de instrumentos de avaliação.

Ementa
Estuda a avaliação educacional na educação básica, suas concepções, processos, instrumentos e práticas de avaliação do ensino e da aprendizagem.

Bibliografia
FERNANDES, C.O. (Org). Avaliação das Aprendizagens: sua relação com o papel social da escola. São Paulo, Cortez, 2014. FREIRE, Paulo. A Pedagogia da autonomia . São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREITAS, L.C. SORDI, M.R.L.; MALAVASI, M.M.S.; FREITAS, H. Avaliação Educacional: caminhando pela contramão, Petrópolis, Vozes, 2009 SILVA, I.M. Acompanhamento e análise Curricular: avaliar para aprender, In RODRIGUES, A. (Org.) Currículo na formação de professores: diálogos possíveis. Vitória: UFES/NEAD, 2010.

Bibliografia Complementar
ARREDONDO, S.C.; DIAGO, J.C. Práticas de Avaliação Educacional: materiais e instrumentos, São Paulo: Editora Unesp, 2008. ESTEVES, O.P. Testes, Medidas e Avaliação. Rio de Janeiro: Editora Nacional de Direito, 1965. FERNANDES, D. Avaliar para Aprender. São Paulo, Unesp, 2009. FREITAS, D.N.T. Avaliação da Educação Básica no Brasil . Campinas: Autores Associados, 2007. SILVA, I. M. Avaliação Qualitativa Formativa: o portfólio que promove aprendizagem, In TAVARES, M.I. et. al. Estágio Supervisionado 1 , Vitória: UFES/NEAD, 2011.
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