Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ( TEP13416 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Identificar os aspectos mais significativos do desenvolvimento da Educação Matemática no Brasil. - Reconhecer a História da Educação Matemática enquanto campo de pesquisa e analisar os seus contributos para a prática docente em matemática. Elaborar relatórios de pesquisa e demais textos científicos que tenham a História da Educação Matemática enquanto temática.

Ementa
Estudos histórico-culturais da Educação Matemática no Brasil e relações com contextos mais amplos. A constituição da Matemática escolar no contexto da legislação educacional e das práticas escolares. Movimentos de modernização da matemática escolar. As finalidades da matemática escolar em diferentes momentos históricos. Fontes históricas da Educação Matemática. A produção escolar como fonte documental para os estudos histórico-culturais da Educação Matemática.

Bibliografia
CHERVEL, A. História das Disciplinas escolares: reflexão sobre um campo de pesquisa. In:Teoria & Educação. Porto Alegre: 1990. n.2, p. 177-229. CHOPIN. A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. São Paulo:Educação e Pesquisa. v.30, n.3, set./dez. 2004, p. 549-566. MIGUEL, A.; MIORIM, M. A.História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Bibliografia Complementar
BLOCH, M. Apologia da História ou O Oficio de Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. MIGUEL, A; BRITO; CARVALHO, D, MENDES; I.A; História da matemática em atividades didáticas. 2. Ed. Ver. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009. JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico.Revista Brasileira de História da Educação.Campinas/SP: Editora Autores Associados, SBHE, janeiro/junho, 2001, n° 1, pp. 9-43. KLINE, M. O fracasso da matemática moderna. São Paulo: Ibrasa, 1976. SILVA, C. M. S. A matemática positivista e sua difusão no Brasil. Vitoria/ES: EDUFES, 1999. VALENTE, W. R.(Org.). O nascimento da Matemática do Ginásio. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2004.
Carregando...