Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA ( TEP13417 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Reconhecer a resolução de problemas enquanto uma metodologia disponível para o professor de matemática. - Analisar as bases teóricas que avalizam o trabalho docente que serve da resolução de problemas nas aulas de matemática. - Exercitar a elaboração e a resolução de problemas de matemática, com a devida identificação de suas potencialidades pedagógicas. 

Ementa
Aspectos teóricos e aplicados relativos ao ensino e aprendizagem de resolução de problemas na educação básica. Aspectos cognitivos da resolução de problemas. Diferentes tipos de problemas. A formulação de problemas verbaisde matemática.

Bibliografia
BRITO, M. R. F. de. (Org.) Solução de problemas e a matemática escolar. Campinas, SP: editora Alínea, 2006. DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2009. KRULIK, S.; REYS, R. E. A Resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.

Bibliografia Complementar
CARVALHO, M. Problemas? Mas que problemas?! Estratégias de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. 5ª ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2012. ITACARAMBI, R. R. (Org.). Resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Livraria da Física, 2010. POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. SILVA, C. M. S. Explorando as operações aritméticas com recursos da história da Matemática. Brasília: Plano editora, 2003. SILVA, C. M. S.; SIQUEIRA FILHO, M. G. Matemática: resolução de problemas. Brasília, DF: Liber Livro Editora, 2011. SMOLE, K. S. Resolução de Problemas. Artmed: Porto Alegre, 2000. V. 2
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