Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO ( LCE13369 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Problematizar questões sobre o corpo, o movimento humano e a prática pedagógica na escola. ● Analisar os pressupostos das diferentes abordagens do movimentar-se humano e suas implicações para a construção da prática pedagógica. ● Compreender o corpo como estrutura essencial para a construção do conhecimento no contexto escolar e não-escolar ● Planejar e vivenciar atividades relativas à relação educação, corpo e movimento tendo em vista o contexto escolar e não-escolar.

Ementa
Problematização e vivência do movimentar-se e suas diferentes interfaces tendo em vista o contexto escolar e não-escolar. Sentidos e significados da corporeidade como linguagem corporal e como construção da infância. Abordagens metodológicas do movimentar-se. Implicações do estudo da corporeidade para a prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva para a diversidade.

Bibliografia
ARAGÃO, Marta Genú Soares et al. Consciência corporal: uma concepção filosófico-pedagógica de apreensão do movimento. RBCE. Campinas: Autores Associados, v. 22, n. 2, jan. 2001, p. 115-131. CHICON, José Francisco. Jogo, mediação pedagógica e inclusão: a práxis pedagógica. Vitória: EDUFES, 2004. FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir. Primeira parte: Suplício. Capítulo 1. O corpo dos condenados. p. 9-33.Terceira parte: Disciplina. Capítulo 1: Os corpos dóceis. p. 131-163. LOURO, G.L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S V. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2ª ed. 2005. RANGEL, I. S.; NUNES, K. R.; CÔCO, V. Educação infantil: redes de conversações e produções de sentidos com crianças e adultos. Petrópolis, RJ: De Petrus, 2013. SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Bibliografia Complementar
CARDOSO, Fernando Luiz. Noções de corporeidade de quem e para quem? Motrivivência: Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, n. 5, 6, 7, 1994. p. 171-177. Educação e realidade. Produção do corpo. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 25, n. 2, jul./dez. 2000. MOTRIVIVÊNCIA. O corpo. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, n. 3, jan. 1990. NOBREGA, T. Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo. Educação & Sociedade. 2005, v. 26, n. 91, p. 599-615. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a15v2691.pdf>. Acesso em: 1 mai. 2010. O corpo na escola. Salto para o futuro. Ano XVIII, boletim 04, Abr. 2008. STRAZZACAPPA, M. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos CEDES, São Paulo, n. 53, abr. 2001. p. 69-83. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n53/a05v2153.pdf>. Acesso em: 1 mai. 2010.
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