Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TÓPICOS ESPECIAIS: LINGUAGEM NA ESCOLA ( LCE13404 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
 - Refletir e debater sobre aspectos teórico-metodológicos que fundamentem práticas de leitura de gêneros textuais, e de textos da literatura infantil, em sala de aula; - Planejar propostas de práticas de leitura e de produção textual, destinadas à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Ementa
Análise e reflexão dos processos de ensino/aprendizagem da linguagem e da língua portuguesa no cotidiano da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir das contribuições da linguística e da linguística aplicada.

Bibliografia
MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008. RIOLFI, Claudia et al. Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Autêntica, 2008. ROJO, Roxane; CORDEIRO, Gladís Sales (Org.). Gêneros orais e escritos na escola . 2. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

Bibliografia Complementar
BATISTA, Adriana Santos; PEREIRA, Aline Maria dos Santos; KALLARRARI, Celso (Org.). Linguística e ensino de língua portuguesa. São Paulo: Opção, 2014. BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística, afinal, a que se refere?. São Paulo: Cortez, 2008. CASTILHO, Ataliba Teixeira de. A língua falada no ensino de português. 5. ed. -. São Paulo: Contexto, 2003. MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; FIDALGO, Sueli Salles (Org.). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. MORAIS, Artur Gomes de (Org.). O aprendizado da ortografia. 2. ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2000. SILVA, Alexsandro; PESSOA, Ana Cláudia; LIMA, Ana (Org.). Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. PTSILVA, Rosa Virgínia Mattos e. Contradições no ensino de português: a língua que se fala X a língua que se ensina. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2002. ZORZI, Jaime Luiz. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Carregando...