Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
FORMAÇÃO, PESQUISA E PRÁTICA EDUCATIVA ( EPS13414 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Refletir e construir conhecimento a partir de sua própria ação educativa; - Despertar nos alunos interesse pela pesquisa científica como eixo condutor da formação do educador; - Ler e interpretar relatórios de pesquisa na área de educação; - Facilitar o processo de desenvolvimento de uma atitude mais crítica frente a produção do conhecimento; - Dialogar, por meio da pesquisa, as práticas pedagógicas e de pesquisa envolvendo relatos de docentes e discentes da Universidade e da Escola.

Ementa
 O processo de construção do conhecimento e suas interfaces com a ação educativa em suas dimensões socioculturais, políticas, artísticas e ambientais da educação. Saberes e práticas sobre diferentes espaços educativos a partir de conceitos e linguagens próprias dos referenciais teórico-metodológicos da pesquisa, com ênfase nas várias etapas que caracterizam os processos de investigação científica.

Bibliografia
 ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007. 128 p. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. SOUZA, H. CALEFFE, L. G. Metodologia de pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

Bibliografia Complementar
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber Livro, 2007. FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; PIMENTA, S. G. (Org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas da pesquisa-ação. Vol. 2. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2014. v. 2. 141p. FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; Ghedin, E; PIMENTA, S. G. (Org.). Pesquisa em Educação: alternativas investigativas com objetos complexos. 3. ed. Sao Paulo: Loyola, 2015. v. 1. 198p. PEREIRA, J. E. D; ZEICHNER, K. M. (Orgs). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. VILELA, R. A. T. (Orgs). Itinerários de pesquisa; perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. ---
Carregando...