Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA ( TEP13396 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Produzir reflexões acerca da interfaces da Psicologia com a Pedagogia no Brasil. - Refletir sobre as raízes históricas das concepções sobre o fracasso. - Identificar os principais aspectos envolvidos no diagnóstico dos problemas de aprendizagem.

Ementa
 As interfaces da Psicologia com a Pedagogia no Brasil. Raízes históricas das concepções sobre o fracasso escolar. O conceito de normal e patológico e a criação de normas de existência. O diagnóstico dos problemas de aprendizagem: patologização e medicalização da educação. Orientação à queixa escolar.

Bibliografia
 PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A . Queiroz, 1990. SOUZA, B. P. (org.) Orientação à queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. VIÉGAS, L. de S., et al. (orgs.) Medicalização da Educação e da Sociedade: ciência ou mito? Salvador: EDUFBA, 2014.

Bibliografia Complementar
 Canguilhem, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO (org.) Medicalização de Crianças e Adolescentes: Conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Caso do Psicólogo, 2010. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO Paulo (org). Dislexia: subsídios para políticas públicas / Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região – São Paulo: CRPSP, 2010. Disponível no link: http://www.crpsp.org.br/medicalizacao/arquivos/caderno_8.pdf UNTOIGLICH, G. (org) En La infancia los diagnósticos se escriben com lápiz: la patologización de las diferencias en la clínica y la educación. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2014. TANAMACHI, E. R.; ROCHA, M. L.; PROENÇA, M. (Orgs.). Psicologia e educação: desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
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