Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E PROCESSOS EDUCACIONAIS ( TEP13402 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
ensionar as categorias de análise: identidade, diversidade, diferença, normal, anormal como campos de disputas políticas e educacional e suas reverberaçãoes na produção de corpos e gêneros que importam; Compreender os processos pedagógicos e educacionais como ferramentas a serviço da vida e afirmação da diferença; Problematizar os corpos e gêneros que resistem e criam outras formas de existir com a educação e as políticas públicas Analisar e desenvolver contra-dispositivos que contribuem para afirmação e produção de uma escola e processos educativos mais justos e igualitários.

Ementa
Corpo, gênero e sexualidade como dispositivo disciplinador e de controle nos/dos e com os processos educacionais, culturais e políticos. Pedagogias da exualidade/corpo/gênero na fabricação do sujeito que importa para a educação e trabalho. Biopolítica, governamentalidade e educação. Necropolítica e Educação.

Bibliografia
GADELHA, Silvio. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.  LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogia da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Bibliografia Complementar
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 1ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo, Paz e Terra, 2014.  HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ªed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.). O sujeito daeducação: estudos foucautianos.  Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. SKLIAR, Carlos. Pedagogia improvável da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
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