Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
DELEUZE E A EDUCAÇÃO ( EPS13411 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Introduzir de forma didática à obra do filósofo francês contemporâneo Gilles Deleuze. Oferecer uma exploração inicial de questões tratadas por ele que podem fazer interface com temáticas da educação.

Ementa
O aprender na filosofia de Gilles Deleuze. Ato de adaptação, de criação, de um agenciamento complexo, que concerne às condições de possibilidade do próprio pensamento: formação da ideia e formulação do problema. O aprender vai além do saber, esposando a vida toda, inteira, em seu curso apaixonado e imprevisível. Aprender como buscar algo e não sobre o que se sabe – o ainda não existente.

Bibliografia
CORAZZA, Sandra. M.; TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Ed.34, 1992b. GALLO, Silvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Bibliografia Complementar
DELEUZE, G. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1998. GILLES Deleuze: Deleuze e a educação. Direção: Regis Horta. Produção: Nathalia Godoy. Roteiro: Silvio Gallo; Renata Lima Aspis. São Paulo: Atta Mídia e Educação/Paulus 2011. Coleção: Filósofos e a Educação. 1 DVD (46 min). EL KHOURI, Mauro Michel. Rizoma e educação: contribuições de Deleuze e Guattari. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL (ABRAPSO), XV, 2011, Maceió. Anais... Maceió: ABRAPSO, 2011. Disponível em: <http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/198.%20rizoma%20e%20educa%C7%C3o.pdf>. Acessado em 10 mar. 2016. Grupos de trabalho Educação. MATOS, Sônia Regina da Luz. Didática e suas forças vertiginosas. Conjectura: filosofia e educação (UCB), v. 14, p. 93-134, 2009. Disponível em <http://www.ucs.br/site/midia/arquivos/didatica.pdf>. Acessado em 16 maio 2013. PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.
Carregando...