Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA I ( TEP13430 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO:    Analisar a constituição histórica do campo do currículo, seus fundamentos e perspectivas; Conhecer as pesquisas no campo do currículo no Brasil; Analisar as atuais políticas curriculares oficiais para a educação básica;          

Ementa
A constituição histórica do campo do currículo: fundamentos e perspectivas. As concepções contemporâneas de currículo. Pesquisa em currículo no Brasil. As atuais políticas curriculares oficiais para a educação básica.  

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA   ALVES, Nilda. O espaço escolar e suas marcas: o espaço como dimensão material do currículo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.   ALVES, Nilda. (Org.). Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2004.   LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Org.). Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR   BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB: 2013.   BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular - 2a versão revista. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em: 12 set. 2016.   GOODSON, Ivon F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.   SACRISTÁN, Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ARTMED, 2000.   SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
Carregando...