Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
SEMINÁRIO INTEGRADOR III ( TEP13456 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Objetivos específicos:   1)       Articular conhecimentos abordados especialmente em disciplinas ministradas no 7º, 8º e 9º períodos do curso. 2)       Explorar possibilidades do uso de (web)tecnologias para atuação na educação básica. 3)       Compreender o espaço escolar como grupo de aprendizado/aprendente. 4)       Desvelar linguagens potencializadoras de aprendizagem respeitando o viés etário. 5)       Colaborar em atividades de extensão por meio da socialização das produções realizadas na disciplina.

Ementa
Educação em tempos e espaços reais e virtuais. A escola e o projeto político-pedagógico. Infância, juventude e escola. Trabalho docente na educação básica.                

Bibliografia
Bibliografia básica:   ABRAMOVAY, Miriam; ANDRADE, Eliane Ribeiro; ESTEVES, Luiz Carlos Gil. (Orgs) Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Unesco. Juventudes : outros olhares sobre a diversidade. Brasília, 2007. Disponível em 001545="" 154580por.pdf="">. Acesso em 27 fev. 2017.   GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão democrática nos sistemas e na escola . Brasília: Universidade de Brasília, 2007. 72 p. Disponível em: .  Acesso em 27 fev. 2017   MAFEZONI, Andressa. GOMES, Vitor.  Diálogos com professores:  práticas e reflexões sobre a inclusão escolar. Vitória: Edufes, 2016.

Bibliografia Complementar
Bibliografia complementar:   MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECADI. Alunos e alunas da EJA . Brasília, 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno1.pdf>. Acesso em 27 FEV. 2017.   VEIGA, Ilma P. A. (Org ). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. GOMES, Vitor. MAFEZONI, Andressa. Educação e inclusão. Vitória: Ufes, Neaad, 2011. DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica. 2011. SARMENTO, Manuel J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELOS, Vera M.; SARMENTO, Manuel Jacinto (orgs). Infância (In) Visível. Araraquara. Junqueria e Marin, 2007. p. 25 – 49.
Carregando...