Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ( LCE13387 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
  Conhecer as bases legais e as orientações ao trabalho educativo na Educação Infantil; Problematizar os diferentes saberes e fazeres que atravessam a (re)produção) das práticas pedagógicas implementadas com as crianças no cotidiano da Educação Infantil; Refletir sobre os dilemas e perspectivas que estão presentes na dinâmica do trabalho docente no contexto da Educação Infantil.

Ementa
Configuração da docência no campo da Educação Infantil. Bases legais e orientações para o desenvolvimento do trabalho educativo na Educação Infantil. Construção de propostas pedagógicas na Educação Infantil em uma perspectiva interdisciplinar. Avaliação e registros na Educação Infantil. Produção de conhecimento e pesquisas no campo da Educação Infantil.

Bibliografia
CÔCO, V. Docência na Educação Infantil. De quem estamos falando? Com quem estamos tratando? In: FLORES, M. L. R.; ALBUQUERQUE, S. S. DE (Org.). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Disponível em:  http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0663-1.pdf  . KRAMER, S. Profissionais da Educação Infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005. BRASIL. MEC. SEB. Critérios para um atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças. Brasília: MEC, SEB, 2009. Disponível em http://portal.mec.gov.br . BRASIL. MEC. SEB. Dúvidas mais frequentes sobre a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2013. Disponível em http://portal.mec.gov.br .

Bibliografia Complementar
RANGEL, I. S.; NUNES, K. R.; CÔCO, V. Educação infantil: redes de conversações e produções de sentidos com crianças e adultos. Petrópolis, RJ: De Petrus, 2013. BRASIL. MEC. SEB. Indicadores de qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009. Disponível em  http://portal.mec.gov.br  . BRASIL. MEC. SEB. Parâmetros Básicos de Infra-Estrutura para Instituições de Educação Infantil. Parâmetros e Encarte. Brasília: MEC, SEB, 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br  . BRASIL. MEC. SEB Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em http://portal.mec.gov.br . BRASIL. MEC. SEB. Critérios para um atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças. Brasília: MEC, SEB, 2009. Disponível em http://portal.mec.gov.br .
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