Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
INFÂNCIA E EDUCAÇÃO ( EPS13438 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Compreender a evolução histórica da construção social do conceito de criança e sua influência na educação das crianças; - Identificar as diferentes manifestações das culturas infantis nos contextos formais e não formais de educação; - Conhecer as iniciativas públicas e privadas que demarcam o processo de institucionalização das crianças no Brasil; - Analisar criticamente as principais correntes teóricas subjacentes à educação com crianças pequenas; - Problematizar as políticas e as práticas pedagógicas que atravessam o cotidiano da educação infantil na contemporaneidade.

Ementa
A infância como categoria social. O processo de institucionalização das crianças no Brasil. A emergência dos direitos das crianças na contemporaneidade. A (in)visibilidade das culturas infantis no contexto formal e não-formal de educação. A Educação Infantil no contexto das políticas públicas e suas diferentes infâncias.      

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA   CORSINO, Patrícia (Org.). Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas/SP: Autores Associados, 2009. ROSEMBERG, F.; CAMPOS, Maria M. Critérios para um atendimento que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB, 2009. SARMENTO, Manuel J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELOS, Vera M.; SARMENTO, Manuel Jacinto (Orgs). Infância (In)visível. Araraquara. Junqueria e Marin, 2007. P. 25-49. SOUZA, Solange Jobim. Re-significando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. In: KRAMER, S.; LEITE, L. (Org.) Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 1996.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR   ARAÚJO, Vania C. de. Infância e educação inclusiva. In: Perspectiva. Florianópolis, v. 23, n. 01, jan./jul. 2005 p. 65-77. BORBA, Angela Meyer. As culturas da infância no contexto da educação infantil. In: VASCONCELLOS, Tania (Org.). Reflexões sobre infância e cultura. Niterói/RJ: EDUFF, 2008, p. 73-91. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em . DIAS, Karina Sperle. Formação estética: em busca do olhar sensível. In: KRAMER, S. L. L. (Org.). Infância e educação infantil. Campinas: Papirus, 1999. P. 175-201. KRAMER, Sonia. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. In: BAZÍLIO, L. C; KRAMER, S. (Org.). Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003. P. 83-106. KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
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