Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ALFABETIZAÇÃO II ( LCE13433 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
    - Conhecer as dimensões da alfabetização orientadoras do ensino da leitura e da linguagem escrita na sala de aula;   - Discutir a concepção de linguagem discursiva e sua relação com a alfabetização.  -  Compreender a leitura e a produção de textos orais e escritos como processo de construção de sentidos; -  Identificar e analisar criticamente os métodos de alfabetização: sintéticos, analíticos e ecléticos.  -    Construir propostas para trabalhar a leitura e a produção de textos orais e escritos na alfabetização. -   Elaborar propostas de ensino que levem à aprendizagem da leitura e da escrita. -  Refletir sobre propostas de avaliação da alfabetização.   

Ementa
Leitura e produção de textos orais e escritos na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Avaliação e acompanhamento do processo de alfabetização. Métodos de alfabetização: sintéticos, analíticos e ecléticos: evolução histórica e análise crítica. Novas propostas didáticas para a alfabetização, baseadas em estudos e pesquisas nos campos da Psicologia, Linguística e Sociolinguística.

Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.   CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 9-62.   GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Cap. 3, p. 115-218.

Bibliografia Complementar
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.   GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.   BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem.  São Paulo: Hucitec, 2006.   SMOLKA, Ana Luiza B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 1994.   MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Ed. Unesp, 2000.
Carregando...