Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Extensão Florestal ( CFM05626 )
Unidade:
Departamento de Ciências Florestais e da Madeira
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Espera-se, ao final da disciplina, que o discente possua compreensão do significado da Extensão Florestal e da evolução histórica desta no Brasil. Espera-se que sejam capazes de aplicar a lógica da sustentabilidade por meio de práticas extensionistas, conhecendo para isso, os métodos de extensão florestal utilizados. Nota-se que os discentes deverão valer-se de princípios de comunicação para aplicar de modo adequado os conhecimentos obtidos nesta disciplina.

Ementa
O objeto de estudo da Extensão Florestal. História da Extensão Rural no Brasil. Evolução histórica das práticas florestais extensionistas no Brasil. A questão da sustentabilidade na perspectiva do desenvolvimento florestal. Princípios norteadores da Extensão Florestal. Métodos em Extensão Florestal. Fomento florestal.

Bibliografia
BUCKLES, D. Caminhos para a colaboração entre técnicos e camponeses. Rio de Janeiro: ASPTA, 1995.   CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e extensão rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília: MDA, 2004.   COELHO, F. M. G. A arte das orientações técnicas de campo: concepções e métodos. Viçosa: UFV, 2005.   EHLERS, E. Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. Guaíba: Agropecuária, 1999.   JAKUBASZKO, R. Marketing rural: como se comunicar com o homem que fala com Deus. Viçosa: UFV, 2006.   SILVA, E. Fundamentos de comunicação e extensão florestal. Viçosa: Suprema, 2008.   GUIVANT, J. S. Sustentabilidade. Rio de Janeiro: REDCAPA, 2004. (Texto didático do Curso à Distância intitulado “ Os métodos participativos no desenvolvimento rural sustentável”). 

Bibliografia Complementar
BALEM, T. A. Extensão e Desenvolvimento Rural. Santa Maria: Colégio Politécnico da UFSM, 2015.   DIESEL, V. et al. Os impactos sociais dos programas de fomento florestal. Revista Extensão Rural, v. 13, p. 118-143, 2006.   LUSA, M. G. Política nacional de assistência técnica e extensão rural e serviço social: o campo como desafio. Cadernos Ceru, v. 24, n. 1, p. 115-135, 2013.   NEMA - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental. Agroecologia: um caminho amigável de conservação da natureza e valorização da vida. Rio Grande: NEMA, 2008.   NEVE, N. M. et al. Educação Ambiental em unidades de conservação em Alegre-ES. Revista Práxis, v. 13, p. 33-46, 2015.   PEIXOTO, M. Extensão rural no Brasil: uma abordagem histórica da legislação. Brasília: Consultoria Legislativa do Senado Federal, 2008.   ZARNOTT, A. V. A proposta de poupança florestal: uma alternativa ou “mais do mesmo” para os agricultores familiares de canguçu/RS? 2009. 153 P. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas)– Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.