Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Cor e Percepção ( DDI12356 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
     • Analisar a cor enquanto fenômeno perceptivo complexo que permite interpretações e leituras diversas. • Compreender a cor enquanto objeto de estudo não só de artistas, mas também de filósofos, antropólogos e cientistas. • Desenvolver pesquisa em torno da percepção cromática pelo olho e sua interpretação pelo cérebro e sua aplicação nos processos de criação.

Ementa
Teoria sobre aspectos específicos da cor e teorias desenvolvidas sobre a cor. Psicologia e percepção visual da cor. Exercícios com objetivo de relacionar aspectos cromáticos com expressão do projeto de criação. A cor e o olhar.

Bibliografia
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998. BARROS, Lilian Ried Miller. A Cor no processo criativo: um estudo sobre Bauhaus e a teoria de Goethe . São Paulo: SenacSP, 2009. GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores . São Paulo: Annablume, 2000. HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão . São Paulo: Gustavo Gili, 2013. PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. São Paulo: SenacSP, 2009.

Bibliografia Complementar
ALBERS, Josef. Interação da cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blucher, 1986. FRASER, Tom; BANKS, Adam. O guia completo da cor. São Paulo: SenacSP, 2007. GOETHE, J. W. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 1996. ITTEN, Johannes - Art de la couleur. Paris, Dessain et Tolra, 1988. LICHTENSTEIN, Jacqueline. A cor eloquente. São Paulo: Siciliano, 1994. PASTOUREAU, Michel. Dicionário das cores do nosso tempo.Lisboa: Editorial Estampa, 1997.
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