Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Design de Personagens ( DDI12352 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Ampliar a percepção e o conhecimento de personagens, aplicados a projetos de identidade visual (mascote), mídias diversas tais como animação, vídeo, histórias em quadrinhos, jogos. Compreender o processo de significação, concepção e desenvolvimento de personagens.

Ementa
Aspectos estéticos, significantes e funcionais na concepção e no desenvolvimento de personagens. Métodos e técnicas para a criação de personagens. Personagens aplicados a projetos de design. Desenvolvimento de projeto que envolva a criação de personagem.

Bibliografia
ELAM, Kimberly. Geometria do design: estudos sobre proporção e composição. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2010. McCLOUD , Scott. Desvendando os quadrinhos . São Paulo: Makron Books, 1995. MOYA, Álvaro de. Shazam!. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1977. PEREZ, Clotilde. Mascotes: Semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage, 2011. PIPES, Alan. Desenho para designers : habilidades de desenho, esboços de conceito, design auxiliado por computador, ilustração, ferramentas e materiais, apresentações, técnicas de produção. São Paulo, SP: Blücher, 2010. SCHELL, Jesse. A Arte de Game Design: Livro Original. Campos, 2010.

Bibliografia Complementar
Carregando...