Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PROJETO III ( AID03940 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina de Projeto 3 é dedicada à realização de projetos de identidade gráfico-visual para instituições de diversos tipos e tamanhos, bem como para eventos e indivíduos. Para tanto, serão apresentados referenciais teóricos ligados à realidade e identificação institucional, às capacidades representacionais da linguagem visual, à construção e implantação de signos/sistemas sígnicos e aos problemas metodológicos e técnico-construtivos dos sistemas de identificação gráfico-visual. Em seguida, a turma realizará um projeto básico de Identidade Visual Corporativa. Visando a realização dos projetos, a turma será dividida em grupos, cada um responsável por uma temática projetual distinta dos demais, visando proporcionar trocas de conhecimento significativas e experiências diversificadas. A produção final da disciplina consistirá no signo visual elementar, em seus desdobramentos sistêmicos principais, e em ensaios e simulações de suas aplicações.

Ementa
Criação da Imagem Corporativa. Criação de Manual de Uso, manual institucional. Identidade Visual: marca, malha de construção, construção geométrica da marca, positivo, negativo, redução e ampliação, cor institucional e auxiliar, tipografia institucional, pattern, possibilidades gráficas de diferentes assinaturas. Relação de assinaturas com textos, marcas e títulos. Aplicação institucional: papel de carta, continuação, envelope, cartão de visitas. Aplicações promocionais: camisetas, folders, frota de veículos, bottons, displays. Etc.

Bibliografia
BERWANGER, Ana Claudia. As entrelinhas do desenho tipográfico: a imagem da letra e a construção da identidade. Dissertação de mestrado. São Paulo: Puc-Sp, 2003. ____. Os Caminhos da Semiose na Marca da Editora Companhia das Letras. CD rom do 1o Encontro de Semiótica aplicada ao Design. Puc-Rio: 2003. ____. Design gráfico, identidade visual e semiótica: algumas aproximações. CD rom do 1o Encontro de Semiótica aplicada ao Design. Puc-Rio: 2003.   Metodologia de projeto: CHAVES, N e BELLUCIA, R. La marca corporativa: gestión y diseño de símbolos y logotipos. Buenos Aires: Paidós, 2011. CHAVES, N. La imagen corporativa: teoría y práctica de la identificación institucional. Barcelona: G Gili, 2005. PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. Teresópolis, RJ: 2AB, 2009.  MUNHOZ, Daniella Michelena. Manual de identidade visual: [guia para construção]. Teresópolis, RJ: 2AB, 2009.

Bibliografia Complementar
História dos SIVs LEITE, João de Souza;MAGALHÃES, Aloísio;TABORDA, Felipe. A herança do olhar: o design de Aloisio Magalhães. Rio de Janeiro:PETROBRÁS: Artviva: SENAC Rio, c2003. MEGGS, Philip B; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac & Naify, 2009. MULLER, Jens; WEILAND, Karen. Lufthansa and graphic design: visual history of an airline. Lars Muller Publishers, 2011.  RAND, Paul. Conversas com Paul Rand. São Paulo: CosacNaify, 2010. WOLLNER, Alexandre; PIGNATARI, Décio; WEYNE, Goebel. Visual design 50 years =: design visual 50 anos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Carregando...