Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
DESENHO ARTISTICO I ( ART03929 )
Unidade:
Departamento de Artes Visuais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Possibilitar a aquisição de competência para a prática do "desenho de observação", feito à mão livre com grafite sobre papel.  Entende-se aqui por desenho de observação aquele que se faz de um objeto, ou conjunto de objetos, bem como do espaço que os rodeia, a partir de sua observação direta, procurando dotar o desenho do máximo de similaridade visual com o objeto observado.   OBJETIVOS ESPECÍFICOS   Dar a conhecer as características básicas dos diferentes tipos de papéis e lápis próprios para o desenho e aprender a aplicá-los; Dar a conhecer os conceitos das unidades visíveis mínimas que compõem o desenho – ponto, linha e textura – bem como as suas funções dentro do desenho; Possibilitar a aquisição de domínio técnico para a execução de diferentes tipos de linhas e para usa-las distintamente como configuradoras dos objetos e como linhas-auxiliares; Possibilitar a aquisição de domínio técnico para execução de diferentes tipos de texturas e para usa-las na construção das características de superfície dos objetos representados e também da iluminação, derivando deste último uso as definições de planos e volumes e os efeitos de claro e escuro; Possibilitar o aprendizado da configuração dos objetos no desenho por meio do exame de sua estrutura subjacente, entendendo-se por estrutura subjacente o conjunto que inclui eixos, proporções e planos; Possibilitar o conhecimento da perspectiva de observação enquanto sistema, a um só tempo, conceitual, metodológico e operatório e para a sua aplicação no desenho; Possibilitar o estudo e o aprendizado dos diferentes modos de organizar os elementos constitutivos do desenho dentro do espaço do papel.  

Ementa
Aproximação ao Desenho: O Desenho como construção, expressão e representação. Elementos formais do desenho: ponto, linha, plano e textura, com ênfase nos aspectos estruturais. O desenho de observação: os diferentes sistemas de construção perspectiva do espaço. A construção do volume por meio do jogo relacional entre luz e sombra. Motivos: sólidos geométricos e objetos de estrutura elementar. Materiais: grafite e carvão. 

Bibliografia
ALBERTI, Leon Battista. Da pintura. Trad. bras. de Antônio da Silveira Mendonça. 2.ed. Campinas: Unicamp, 1992. 161p. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Trad. bras. de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 236p. GOMBRICH, E.H.  A história da arte.  15. Ed. Trad. bras. de Álvaro Cabral.  Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1993.  543p. ______. Norma e forma. Trad. bras. de Jefferson Luiz Vieira.  São Paulo: Martins Fontes, 1990. 215p. ______. Arte e ilusão. Trad. bras. de Raul de Sá Barbosa. São Paulo: Martins Fontes, 1986.  383p. ______. Meditações sobre um cavalinho de pau.  Trad. bras. de Geraldo Gerson de Souza.  São Paulo: Edusp, 1999. 192p.

Bibliografia Complementar
MAYER, Ralph. Manual do artista. Trad. bras. de Christine Nazareth. São Paulo, Martins Fontes, 1996. 838p. MORAES, Angélica (org.). Regina Silveira: cartografias da sombra. São Paulo: Fapesp/Edusp, 1996. MOTTA, Edson & SALGADO, Maria Luiza Guimarães. Iniciação à pintura. 3a ed. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1976. 216p. PANOFSKY, Erwin. A perspectiva como forma simbólica. Trad. port. de Elisabete Nunes. Lisboa: Edições 70, 1993. 131p. WITTKOWER, Rudolf. Escultura.  Trad. bras. de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 301p.
Carregando...