Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais: Fundamentos da Pedagogia de Paulo Freire ( PGMP0021 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Reflexões sobre a educação popular e compromisso com a interpretação e a transformação da realidade na direção do compromisso ético-político da produção da vida. Fundamentos centrais da obra de Paulo Freire e suas implicações com as práxis pedagógicas na Educação Física na perspectiva emancipatória. Estado da arte no campo e necessidades de constituição de conhecimento.

Bibliografia
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 3.ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Bibliografia Complementar
GOMES, C. S. F. .; GUERRA, M. das G. G. V. Educação dialógica: a perspectiva de Paulo Freire para o mundo da educação. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 4–15, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-52847. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52847. Acesso em: 17 ago. 2023 MARTINS, F. A. S.; SOUZA, C. C. de. Conscientização, utopia, inédito viável e sonhos possíveis: educação freireana em tempos de estado necrófilo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 1–20, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-66864. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66864. Acesso em: 17 ago. 2023. SANTOS, B. P. Quem tem medo de Paulo Freire e por quê?. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 9–28, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-63428. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63428. Acesso em: 17 ago. 2023. SILVA, C. B. R. Paulo Freire ou o poder da palavra. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 384–393, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-60901. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/60901. Acesso em: 17 ago. 2023. SOUSA, A. C. de; SOLON, T. F. .; MORAES, B. M. de. Contribuições do legado de Paulo Freire para a formação do educador: revisitando algumas obras do autor pernambucano. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 97–113, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62039. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62039. Acesso em: 17 ago. 2023. WARKEN, A. D. .; MARTINS FILHO, L. J. .; MELO, S. M. M. de. A epistemologia de Paulo Freire sobre a docência: interconexões entre diálogos teóricos da pós-graduação em educação e a obra Pedagogia da Autonomia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 65–83, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62334. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62334. Acesso em: 17 ago. 2023.
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