Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
ATIF da Docência em Esportes Individuais ( DES12818 )
Unidade:
Departamento de Desportos
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Despertar nos alunos o interesse para as atividades de natação para grupos especiais, principalmente no aspecto terapêutico, proporcionando elementos para: situar a natação como elemento de intervenção terapêutica e suas possibilidades de utilização para grupos especiais; conhecer e posicionar-se diante de diferentes alternativas metodológicas de ensino-aprendizagem da natação para grupos especiais; estabelecer relações entre os modelos pedagógicos relativo ao ensino da natação para grupos especiais e as características da aprendizagem e do desenvolvimento daquela população; vivenciar as fases de planejamento e orientação de aulas de aprendizagem da natação para grupos especiais, notadamente crianças com diagnóstico de Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperativiade (TDAH), de 7 a 9 anos de idade; Desenvolver habilidades técnicas de ensino em natação que permitam o desempenho eficaz e eficiente da função docente para grupos especiais.

Ementa
Problematização da Cultura Corporal de movimento na temática Esporte, submetida aos processos de escolarização. Reflexão sobre os processos de transposição didática, mediando a transformação do fenômeno sócio-histórico-cultural Esporte em objeto de ensino. Ênfase esportes individuais.

Bibliografia
Damasceno, Leonardo G. Natação, Psicomotricidade e Desenvolvimento. Brasília, SEED/MEC, 1992. Velasco, C. G. (2013). Boas práticas psicomotoras aquáticas. São Paulo: Phorte. Cypel, S. (2007). Déficit de atenção e hiperatividade e as funções executivas. São Paulo: Lemos.

Bibliografia Complementar
Oro, Ubirajara. (1999). Ciência da motricidade humana – perspectiva da motricidade humana. Lisboa: Instituto Piaget. Rodhe, L. A; Mattos, P. (2003). Princípios e práticas em transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Porto Alegre: Artmed. Toniolo, C S.; Santos, L. C. A.; Lourenceti, M. D.; Padula, N. A. M. R.; Capellini, A.S. (2009). Caracterização do desempenho motor em escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Psicopedagogia: 26(79):33-40 Muskkat, M., Miranda, M. C., & Rizzutti, S. (2012). Transtorno do deficit de atenção e atividade (Coleção educação e saúde; v.3). São Paulo: Cortez. NISTA-PICCOLO, Vilma L; TOLEDO, Eliana. Abordagens pedagógicas do esporte: modalidades convencionais e não convencionais. 1 ed. Campinas, SP: Papirus, 2014. 506p.
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