Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ATIF Experiência de Ensino em Temáticas Transversais ( GIN12425 )
Unidade:
Departamento de Ginástica
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
.

Ementa
Estuda e problematiza o conhecimento construído na e pela experiência de aprender a “ser professor” a partir de temáticas sociais da diversidade humana (orientação sexual, relações de gênero, relações etnicorraciais, condição da pessoa com deficiência, uso de drogas, meio ambiente, trabalho e consumo e ética) na interface com as práticas pedagógicas da Educação Física em todos os níveis da Educação Básica

Bibliografia
ALVARENGA, E.; SILVA, E. M. da; NADER, P. M. F.s. Estratégias metodológicas para a formação em gênero: possibilidades teóricas-práticas. Vitória: Coopemult Consultoria, 2012. 174p.  DARIDO, Suraya Cristina (Org.); PEREIRA, Adriana de Itacarambi et al. Educação física e temas transversais na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. 240 p. ISBN 9788530809478 (broch.).  YUS, Rafael. Temas Transversais. Em busca de uma nova escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Bibliografia Complementar
           ÁLVAREZ, M. N. et al. Valores e Temas Transversais no Currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002.  CHICON, J. F.; RODRIGUES, G. M. (Org.). Educação física e os desafios da inclusão. Vitória, ES: EDUFES, 2010.  COTRIM, B. C. Drogas na escola: prevenção, tolerância e pluralidade. In: AQUINO, J. G. (Org.) Drogas na escola: alternativas teóricas e práticas. Cap. 2, p. 19-30.  ELIAS, N. O processo civilizador I: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.  LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
Carregando...