Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Oficina de Docência em Práticas Corporais Inclusivas ( GIN12422 )
Unidade:
Departamento de Ginástica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos

Ementa
Experimentação e reflexão crítica acerca do conhecimento relativo às práticas corporais, em sua relação com o movimento de inclusão, articulados ao trato pedagógico desses conteúdos de ensino em todos os níveis da educaçãobásica

Bibliografia
CHICON, J. F.. Jogo, mediação pedagógica e inclusão: a práxis pedagógica. Vitória, ES: EDUFES, 2004. GORGATTI, M. G.; COSTA, R. F.Da (Org.). Atividade Física Adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. Baueri, SP: Manole, 2005. Gênero e diversidade na escola.: formação de professoras/es em Gênero, Orientação sexual e Relações étnicorraciais. Livro de Conteúdo. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília\SPM, 2009

Bibliografia Complementar
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997. RODRIGUES, D.(Org.). Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006 JESUS, Denise Meyrelles de; SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva de (Org.). Políticas, práticas pedagógicas e formação: dispositivos para a escolarização de alunos (as) com deficiência. Vitória, ES: Edufes, 2010. RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. RODRIGUES, David. Educação e diferença: valores e práticas para uma educação inclusiva. Lisboa: Porto, 2001.
Carregando...