Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
DIDÁTICA ( DID06067 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
GERAL: Propiciar a formação didática para o exercício do magistério, na perspectiva de uma atuação docente ética, estética e política, visando um ensino aprendizagem que atenda às necessidades de vida pessoal e profissional. ESPECÍFICO: Discutir sobre a atuação do professor e das instituições educativas no contexto da realidade brasileira atual; Adquirir fundamentação teórica no-do-com o processo ensino-aprendizagem; Conhecer atitudes, metodologias e procedimentos relativos ao processo de ensino-aprendizagem no contexto da docência. 

Ementa
Didática: conceito, importância, objeto de estudo. A tradição pedagógica brasileira. Questões atuais da educação. Cotidiano da escola e da sala de aula. Planejamento da ação didática.    

Bibliografia
FRANCO, A. S.; PIMENTA, S. G. (org.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2010. p. 75-100. HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral São Paulo: Ática, 1994. KUNZ, E. (org.). Didática da educação física 1. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2009. KUNZ, E. (org.). Didática da educação física 2. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2005. PIMENTA, S. G.; FUSARI, J. C.; ALMEIDA, M. I.; FRANCO, M. A. S. A construção da Didática no GT de Didática/ANPED. In: 33ª Reunião Nacional da ANPED, 2010, Caxambu. 33ªANPED: Educação no Brasil: balanço de uma época. Rio de Janeiro: ANPED, 2010. p. 1-21.

Bibliografia Complementar
FRANCO, M. A. S. Práticas Pedagógicas nas múltiplas redes sociais. In: ALVES, Nilda; LIBÂNEO, J.C. (org.). Doze temas da pedagogia: as contribuições do pensamento em currículo e em didática. São Paulo: Cortez Editores, 2012, v. 1, p. 169-188. PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002. RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. TURRA, Clódia M.G. et alii. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Sagra, 1986. VEIGA, lima P. Alaicastro (org.). Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 2000. 
Carregando...