Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ATIF da Docência em Jogos e Brincadeiras ( DES11734 )
Unidade:
Departamento de Desportos
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecer, compreender, contextualizar, discutir e buscar nas diferentes teorias do jogo infantilsubsídios para exercer a prática docente. Discutir o conceito de jogo, brinquedo e brincadeiras infantis e sua aplicação a diferentes contextosde aprendizagem (educação infantil, ensino fundamental, brinquedoteca, etc.) Identificar tipos de jogos: tradicionais infantis, de faz-de-conta e educativos. Selecionar jogos e brincadeiras infantis adequados às crianças.

Ementa
Estuda e vivencia o jogo, a brincadeira e o brinquedo em diferentes perspectivas teórico-metodológicas e os seus desdobramentos para a prática pedagógica da Educação Física em todos os níveis da Educação Básica.

Bibliografia
CHATEAU, J. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987. CHICON, J. F. Jogo, mediação pedagógica e inclusão: a práxis pedagógica. Vitória: EDUFES, 2004. KISHIMOTO, T. M.. O jogo, a criança e a educação. Petrópolis, R. J., Vozes, 1993.

Bibliografia Complementar
CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo: Maltese, 1994. FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo, Pioneira. 1998. MELLO, A. S.; DAMASCENO, L. G. Conhecimento e metodologia do ensino do jogo. Vitória: NEAD, 2011.
Carregando...