Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS CULTURAIS: TEXTOS DA MÍDIA E ENSINO ( LET06256 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Relacionar a evolução tecnológica dos meios de comunicação da sociedade contemporânea e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos de língua portuguesa. Conhecer as estratégias e estruturas discursivas utilizadas pela mídia para produzir captação, manipulação e atenção do público em diferentes gêneros da mídia. Demonstrar conhecimento sobre a utilização dos diversos meios de comunicação e respectivos gêneros como mediadores significativos doprocesso de ensino-aprendizagem. Elaborar um conjunto de atividades didáticas utilizando recursos midiáticos como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem.

Ementa
Prática de análise de textos da mídia. O discurso da mídia na sala de aula.

Bibliografia
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. Tradução Ângela S. M. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2010. SODRÉ, M. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2012.

Bibliografia Complementar
CHOMSKY, N. Mídia: propaganda política e manipulação. São Paulo: Martins Fontes, 2013. BORGES, R. (Org.). #Sou mais tec: ensino de língua(gem) e literatura.1 ed.Campinas/ SP : Pontes Editores, 2015. BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola, 2015. DIONISIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. (Orgs.). Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. São Paulo: Cortez, 2010.
Carregando...