Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estratégias de Desenvolvimento de Mercado ( GEM10672 )
Unidade:
Departamento de Gemologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Transmitir aos discentes os conhecimentos necessários sobre a estratégia vista por vários ângulos, de maneira que possam diagnosticar oportunidades e ameaças às organizações, conhecer as modernas tendências gerenciais aplicadas aos mercados nacional e internacional. Ganhar habilidades para formular, implementar, liderar, comunicar e medirplanos e projetos de ação. Aprender a utilizar novas tecnologias e inovação para ampliar as competências das organizações.

Ementa
Debater o tema estratégico e suas várias significações; sentido sociológico, gerencialista e processualista; entender o ambiente organizacional através de cenários e suas confirmações; saber diagnosticar as oportunidades e ameaças da organizações; entender tendências em tecnologias de gestão para o desenvolvimento de habilidades gerenciais para: prospectar mercados; desenvolver planos de ação para mercados; compor e utilizar ferramentas estratégicas marketing para atração no mercado nacional e internacional.

Bibliografia
BARNEY, J. B.; HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva – Conceitos e casos. Ed. Pearson. 3ª edição. 2014  HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica. Cengage Learning, 2014.  MINTZBERG, Henry; LAMPEL, S.; QUINN, J. B.; GHOSHAL, Sumatra. O Processo da Estratégia: Conceitos, contextos e casos selecionados. Bookman Editora, 2006.  

Bibliografia Complementar
KOTADE, Massaki. Administração de Marketing Global. São Paulo. Atlas. 2000. MINTZBERG, Henri. Safári de Estratégia. Porto alegre: Bookmam. 2002  DA ROCHA, Ângela. As Novas Fronteiras, a Multinacionalização das Empresas Brasileiras. Rio de Janeiro. Editora Mauad. 2003.  RAIMAR, Richers. Marketing – uma visão brasileira. São Paulo. Negócio editora. 2000.  WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. Atlas, 2007.  
Carregando...