Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Desenvolvimento Empresarial ( GEM09966 )
Unidade:
Departamento de Gemologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
  Ensinar aos estudantes os procedimentos para abrir uma empresa, bem como demonstrá-los uma visão crítica acerca das estruturas de mercado e as condições para traçar estratégias competitivas. 

Ementa
Empresa: conceitos, teorias da firma e determinantes do crescimento empresarial. Algorítimo de constituição de uma empresa. Competição e cooperação: a empresa em rede, cadeias produtivas, arranjos produtivos locais. As micro e pequenas empresas: espaços e limites à sobrevivência econômica legítima, o papel das micro e pequenas empresas no desenvolvimento econômico; legislação e políticas específicas para as micro e pequenas empresas. Estruturas de Mercado e Padrões de Concorrência; Formação de Preços; BSC ( Balanced Scored Card) gestão de resultados como ferramenta á consolidação e crescimento das micro e pequenas empresas. As micro e pequenas empresas na cadeia produtiva de gemas, jóias e minerais.

Bibliografia
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A Estratégia em Ação:Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.  PENROSE, Edith T. Tradutor: Tomas Szmrecsányi. A Teoria do Crescimento da Firma. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2006  PINDYCK, R. S. & RUBINFELD, D. L. (2002).Microeconomia. 5ª edição. São Paulo: Prentice Hall. 

Bibliografia Complementar
ARVATE, P. R. Economia do Setor Público no Brasil. Capítulos 2 e 3. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.  HAMEL, GARY, PRAHALAD. Competindo pelo futuro. Estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro. Ed. Campus. 9ª edição. 1995  PORTER, Michael E. Competição. Rio de Janeiro. Editora Campus. 1999. SOUZA, Maria Carolina de Azevedo. Pequenas e médias empresas na reestruturação industrial. Brasília. Editora Sebrae. 1995.  KAPLAN, Robert S; NORTON, David. Alinhamento: utilizando o Balanced Scorecard para criar sinergias corporativas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.  
Carregando...