Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Desenvolvimento Sustentável ( GEM06976 )
Unidade:
Departamento de Gemologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Esta disciplina objetiva explicitar os principais conceitos e evolução histórica do Desenvolvimento Sustentável no contexto da sociedade contemporânea de predominância do Paradigma das TICs e de Globalização. Enfocar e discutir as principais influências das questões de sustentabilidade sobre as atividades da cadeia produtiva de gemas e joias, e as iniciativas governamentais para o setor neste sentido. O objetivo final é capacitar o estudante a pensar estrategicamente o desenvolvimento sustentável ao longo da cadeia produtiva de gemas e de joias e contribuir para a conscientização ambiental, focando a finitude dos recursos naturais e impactos ambientais das atividades econômicas (Economia do Meio Ambiente e Economia Ecológica). A mudança de foco das políticas de Regulação Ambiental direta (Princípio do Poluidor Pagador) para adoção de Instrumentos de Mercado (Princípio do Provedor Recebedor); responsabilidade social e ambiental Empresarial, selos verdes e certificação ambiental, mercados ambientais. Economia dos Serviços Ecossistêmicos. Influência da consciência ambiental no mercado joalheiro. 

Ementa
Macrotendências internacionais: Paradigma tecnológico das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e NBICs (Nanotecnologia, Biotecnologia e Ciências Cognitivas); Globalização e Ambientalismo. Desenvolvimento Sustentável: conceitos e evolução histórica. Desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de gemas e joias. Conscientização ambiental – finitude dos recursos naturais e impactos ambientais nas atividades econômicas. Economia do Meio Ambiente e Economia Ecológica. Principais influências do Paradigma da Sustentabilidade na cadeia de gemas e joias: Regulação Ambiental: da regulação direta (Princípio do Poluidor Pagador) aos Instrumentos de Mercado (Princípio do Provedor Recebedor); responsabilidade social e ambiental Empresarial, selos verdes e certificação ambiental, mercados ambientais. Economia dos Serviços ecossistêmicos. Influência da consistência ambiental no mercado joalheiro. 

Bibliografia
CASTELSS. M. (1999) A Sociedade em Rede: A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura. Vol. l São Paulo. Paz e Terra.  DALCOMUNI, S.M. (2004) Nanotecnologia, Inovação e Economia: Inter-relações fundamentais para o Desenvolvimento Sustentável in MARTINS, P.R. (2005) Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente Trabalhos apresentados no Segundo Seminário Internacional São Paulo. Xamã.  PORTER, M. e VAN DER LINDE, C. Verde e Competitivo. Competição (leitura obrigatória)

Bibliografia Complementar
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE e DESENVOLVIMENTO (1987). Nosso Futuro Comum.Editora da Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro.  DALCOMUNI, S.M (1997), Dynamic capabilities for c1eaner production innovation: the case of the market export pulp in Brazil. DPhil thesis. SPRU. Brighton Cap. 2 Traduzido.  FEITOSA, P. H (2010) . A Transição tecnológica rumo à economia de baixo carbono: o papel da energia solar fotovoltáica. Dissertação de Mestrado PPGEco - UFES  PAVÃO, A. (2006) Logística reversa e Sustentabilidade: um estudo do setor de Mármore e Granito de Cachoeiro de Itapemirim Monografia de Graduação. Depto. Economia UFES  SACHS, I. (2008) Desenvolvimento Includente, sustentável, Sustentado. Rio de Janeiro: Garamond 
Carregando...