Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Consentimentos Minerários ( GEM06690 )
Unidade:
Departamento de Gemologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Levar ao discernimento acerca dos principais conceitos e aplicação da Natureza Jurídica do Consentimento para pesquisa mineral do Consentimento para Lavra e do Manifesto de Mina no Direito Brasileiro.Relações Jurídicas dos minerais industriais e a cadeia produtiva de gemas, jóias e afins. Estudar e aplicar as relações jurídicas existentes nas questões étnico-racial e do povo indígena. Compreender e aplicar as políticas educacionais relacionadas com as questões étnico-racial.Proporcionar aos alunos, conhecimentos da Legislação Mineral adequada e identificação de impactos ambientais. Conhecer os riscos da atividade mineral, estudar e aplicar o Código de Mineração e a Constituição Federal nas questões de mineração e étnico-racial.

Ementa
Introdução ao Direito Minerário: O direito minerário brasileiro, a influência dos negros na mineração brasileira, história e cultura Afro-Brasileira e Africana, o lugar das tradições Africanas no desenho cultural, a importância das Leis 10.639 de 09/01/2003 e Lei 12.711 de 29/08/2012 (ralações étnico-raciais) Política educacional e social das questões étnico-raciais – MEC, história e cultura dos povos indígenas e as demarcações de suas terras. Regime constitucional dos recursos minerais, solo e subsolo, jazidas e minas, classificação das minas, partes integrantes de mina, o minério extraído. Regimes de aproveitamento mineral: O requerimento de pesquisa, Direito de prioridade, Consentimentos para pesquisa, Consentimentos de lavra, Manifesto de mina, Proteção especial a atividade mineral, Aplicação do direito ambiental a mineração; código de mineração e Constituição Federal.

Bibliografia
PINTO, Uile Reginaldo- Consolidação da Legislação Mineral e Ambiental-9ª Ed. Brasília 2004.589p.  FREIRE, W. Natureza Jurídica do Consentimento para Pesquisa Mineral. Belo Horizonte. Revista de Direito Minerário, 2005.  GODINHO, T. M. A conceituação jurídica de autorização de pesquisa e da concessão de lavra. Brasília: IBRAM, 1990. 

Bibliografia Complementar
SILVA, Cristiane Rodrigues Araujo - Meio Ambiente Cultural e Tutela Jurídica dos Povos Indígenas na Sociedade de Informação. São Paulo:Editora Fiuza 2012,v.2/Coordenador:Celso Antônio Pacheco Fiorillo.  ARRUDA, A. T. Normas regulamentares de mineração. Brasília: Ministério de Minas e Energia – Departamento de Produção Mineral, 1988.  BEDRAN, E. A mineração à luz do Direito Brasileiro. Rio de Janeiro: Alba, 1957, v. I II e III.  GOMES, Joaquim B. Barbosa. Ação afirmativa & princípio constitucional da igualdade. Rio de Janeiro/São Paulo: Renovar, 2001.  BUAIZ, Neiva lima dos Santos- O Direito em Tempo Real. Vitória/ Espírito Santo: Editora Kiron, 2016.  
Carregando...