Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Didática do Ensino Superior: diálogos com a Educação Física ( PGEF0055 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Processo de Ensino e aprendizagem no ensino superior em Educação Física. Pedagogia universitária e Educação Física. Abordagens e fundamentos do processo de formação universitária. Relação professor-aluno-conhecimento: perspectivas epistemológicas. Planejamento de ensino. Metodologia e didática: construção de proposta alternativa de ensino.

Bibliografia
ÁVILA, Cristina D’ávila; Veiga, Ilma Passos (Orgs.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. São Paulo: Papirus, 2013. CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRAHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007. LONGAREZI, Andréa; PIMENTA, Selma; PUENTES, Roberto (Orgs.). Didática Crítica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2023. PACHECO, José Augusto. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001. ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonismos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.

Bibliografia Complementar
Carregando...