Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia da Pesquisa em Educação Física ( PGEF0017 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Impacto da pesquisa educacional sobre as práticas escolares. A pesquisa em história, formação docente, currículo e cotidiano em educação física e esporte. Recursos teórico-metodológicos de observação do cotidiano. Normalização e produção da dissertação como texto científico.

Bibliografia
ALMEIDA, R. Estudo de caso: foco temático e diversidade metodológica. In. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Qualitativo Sesc São Paulo/CEBRAP São Paulo, 2016. ANDRÉ, M. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. FARIAS, A., N., IMPOLCETTO, F., M. A análise de dados qualitativos em um estudo sobre educação física escolar: o processo de codificação e categorização. Revista Pensar a Prática. 2020, v.23:e57323 FORTUNATO, I.; SHIGUNOV NETO, A. (org.) Método(s) de Pesquisa em Educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. (CAP 03 e 05) GOELLNER, S. V.; REPPOLD FILHO, A. R.; FRAGA, A. B.; MAZO, J. Z.; STIGGER, M. P.; MOLINA NETO, V. Pesquisa qualitativa na educação física brasileira: marco teórico e modos de usar. Journal of Physical Education, v. 21, n. 3, p. 381-410, 31 Jul. 2010. p. 381-410. MATTOS, C.L.G. A abordagem etnográfica na investigação científica. In MATTOS, CLG., and CASTRO, PA., orgs. Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. pp. 49-83. ISBN 978-85-7879-190-2. REIS, A. M. dos; SOUZA, E. C. Memoriais e narrativas na formação de educadores em saúde: a escrita de si, acompanhamento e mediação biográfica. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e75640, 2021. SEVERINO, A. J. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 13-27, jan./abr. 2009. SOUSA, L., S., DE; OLIVEIRA, T. Cartografias da pesquisa-ação: em busca de deslocamentos da epistemologia do Sul. Comunicação e Sociedade, vol. 33, 2018, pp. TANAJURA, L. L. C.; BEZERRA, A. A. C. PESQUISA-AÇÃO SOB A ÓTICA DE RENÉ BARBIER E MICHEL THIOLLENT: aproximações e especificidades metodológicas Rev. Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 07, n. 13, p.10-23, jan.-jun. 2015. THOMAS, J. R.; NELSON, J. K. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 6a Edição, 2012.

Bibliografia Complementar
Carregando...